quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Deputado Dr. Hélio defende descentralização dos serviços na área da Saúde


O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) vem defendendo a descentralização dos serviços de saúde no Piauí, tendo em vista a concentração dos principais serviços ofertados na área são concentrados na capital. Em pronunciamento, esta semana, no Plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar reforçou a importância do planejamento e posterior construção de um novo hospital de grande porte na cidade de Parnaíba, contemplando os pacientes que se deslocam da região norte do Estado para atendimentos de diversas especialidades em Teresina.

“Estamos trabalhando para levar grandes obras na área da saúde para outros municípios piauienses, a exemplo de Parnaíba, que será contemplada com a construção de um Centro Especializado de Reabilitação, descentralizando os serviços que hoje são ofertados pelo Ceir em Teresina. Certamente, será um grande ganho para a população local e também para aqueles que moram nas regiões vizinhas, evitando o deslocamento de uma grande parcela de pacientes para a capital”, argumenta Dr. Hélio.

Além de um novo hospital de grande porte, que possa contemplar as demandas excedentes que atualmente chegam ao Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), o deputado estadual também está pleiteando junto ao Governo do Estado uma parceria que viabilize a construção de um Hospital do Câncer em Parnaíba. “Já oferecemos o serviço de quimioterapia, mas ainda somos carentes em várias especialidades”, completa Dr. Hélio.  

Na próxima segunda-feira (17), Dr. Hélio tem reunião marcada com o secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis, para definir os parâmetros do programa de cofinanciamento da saúde, que possam contemplar os médicos especialistas para que estes retornem a realizar cirurgias na rede pública. O encontro é um desdobramento da audiência pública realizada pelo parlamentar para debater a longa espera da população em relação à marcação e realização de cirurgias na região de Parnaíba.

“Tudo tem solução. Em Teresina, por exemplo, através do incentivo aos especialistas, somente no Hospital da Polícia Militar são realizadas diariamente um total de 40 cirurgias. É uma realidade que também podemos implementar em Parnaíba. O que não podemos é ficar calados em relação ao problema. Espero que deste encontro já possamos por em prática algumas soluções”, ressalta Dr. Hélio. 



Thamirys Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário