Os parlamentares que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovaram, nesta terça-feira (15), Projeto de Lei que propõe a inclusão de estudos sobre prevenção e combate ao uso de drogas psicoativas lícitas ou ilícitas nos currículos das escolas estaduais e particulares do Piauí. Em seguida, a proposta seguiu para apreciação em Plenário, sendo aprovada em primeira votação. A autoria do projeto é do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC).
De acordo com o parlamentar, a medida visa conscientizar crianças e adolescentes em relação aos malefícios das drogas. Para tanto, caso o projeto seja sancionado pelo governador, a gestão estadual terá que realizar capacitação junto aos professores que irão ministrar o conteúdo em suas disciplinas. A medida contemplará estudantes do ensino fundamental e médio, podendo ser encaixada nas disciplinas de Biologia ou Educação Física.
“O uso de drogas entre os jovens é um assunto que vem preocupando cada vez mais o poder público, bem como as famílias, sendo de total importância a intensificação dos trabalhos de combate a este problema. Entendo que somente a partir da educação é que poderemos conscientizar as pessoas para que elas entendam os danos que o uso de entorpecentes ocasiona, buscando falar abertamente sobre o assunto e não somente proibir, o que, muitas vezes, atrai ainda mais a atenção dos adolescentes”, argumenta Dr. Hélio Oliveira.
O Projeto de Lei também estabelece que os meios de comunicação vinculados ao Estado deverão, semanalmente, disponibilizar uma hora de sua programação para discutir e abordar assuntos relacionados diretamente à prevenção e combate ao uso de drogas psicoativas lícitas e ilícitas, a exemplo do crack e do álcool, respectivamente.
“É um assunto de extremo interesse público, que deve ser mostrado nas propagandas, ganhando assim maior repercussão social”, acrescenta o deputado estadual.
Thamirys Viana
R2 Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário